Saber se o veículo faz parte do time dos carros econômicos é um dos fatores que mais conta na hora da compra de um veículo

Para os amantes de velocidade, o consumo de combustível é um ponto importante na hora da compra de um veículo, pois a alta do preço da gasolina que em 2015 chegou a quase 9% em todo país faz do consumo um quesito ainda mais relevante. No mercado automobilístico é possível saber com uma ferramenta se o veículo faz parte do time dos carros econômicos ou não: o teste de eficiência energética, realizado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Inmetro.

Todos os anos, o teste de eficiência aponta os modelos mais econômicos com a participação de todas as 35 montadoras e importadoras presentes no Brasil e 795 modelos, que passam pela avaliação do consumo de combustível e também da emissão de poluentes. A expectativa é a de que até o fim de 2016 mais 131 modelos sejam etiquetados, fechando o ano com 100% da frota avaliada. O Programa quer conscientizar o consumidor sobre a escolha de modelos mais econômicos e menos poluentes.

pessoa feliz abastecendo carros econômicos

No total são 14 categorias avaliadas: microcompacto; subcompacto; médio; grande; esportivo; utilitário esportivo compacto; utilitário esportivo grande; extragrande; comercial leve; minivan; fora de estrada grande; picape; e carga derivada de veículo de passageiro.

Confira os 11 carros mais econômicos comercializados no país

VW UP! TSI 1.0 E VW UP! 1.0

carros econômicos up volkswagen

O carro da Volkswagen entra na categoria dos compactos e é uns dos mais econômicos do mercado. O Up! tem a adição de turbo, que deixa o desempenho do compacto similar ao de um carro 1.8. Segundo o Inmetro, o Up! TSI nas versões Move, High, Speed quando abastecido com etanol faz 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Com gasolina, a performance é de 13,8 km/l e de 16,1 km/l.

Já o Up! 1.0 também garante economia, embora a sua versão mais potente, o Up! TSI, tenha melhor aproveitamento de combustível. As opções a álcool Take, Move e High chegaram a 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, foram a 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

RENAULT CLIO AUTHENTIQUE 1.0

carros econômicos clio authentic renault

O Clio é um dos modelos compactos com maior eficiência tanto na cidade, quanto na estrada. Com gasolina, o Clio chega aos 14,3 km/l na cidade e 15,8km/l na estrada. Já com etanol, a quilometragem é de 9,5 km/l e 10,7 km/l respectivamente.

UNO EVOLUITON 1.4

carros econômicos fiat uno evolution

A configuração Evolution inovou a categoria do Uno ao trazer o sistema start/stop, que liga e desliga automaticamente o carro quando está no ponto morto. O resultado traz reflexos diretos no consumo de combustível, que é de 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com etanol e 12,9 km/l e 15,1 km/l, com gasolina.

FORD KA SE E SEL 1.0

carros econômicos ford ka sel

A terceira geração do modelo de entrada da Ford é a que apresenta o menor índice de consumo de combustível se comparada às demais gerações. Em 2015, a performance com gasolina foi de 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada; e com etanol os números foram 8,9 km/l e 10,4 km/l.

NISSAN MARCH 1.0 S E SV

carros econômicos nissan march

As versões S e SV do carro de entrada da marca japonesa Nissan fizeram 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol; e 12,9 km/l e 15,1 km/l, com gasolina. Elas estão no top 10 em eficiência para o segmento.

FIAT PALIO FIRE 1.0

carros econômicos fiat palio fire

O Palio Fire é o mais econômico da marca e figurou entre as melhores colocações do ranking do Inmetro de 2015, com performance de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol. Já com gasolina, o gasto médio foi de 12,3 km/l e 15 km/l respectivamente.

VW FOX BLUEMOTION 1.0

carros econômicos vw fox bluemotion

O Bluemotion não é só a primeira versão do Fox a possuir motor 1.0, mas também a que conta com maior economia de combustível. O gasto médio é de 8,8 km/l para a cidade e 9,9 km/l para a estrada, com etanol; e de 12,7 km/l e 14,4 km/l, com gasolina.

HYUNDAI HB20 1.0

carros econômicos hyundai hb 20

O modelo HB20 1.0 está tanto na lista dos mais vendidos do país como na dos mais econômicos. Segundo dados do Inmetro de 2015, as configurações Comfort, Plus e Style registraram consumo médio de 8,5 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol; e de 12,5 km/l e 14,4 km/l com gasolina.

TOYOTA ETIOS 1.5

carros econômicos toyota etios

O modelo compacto da fabricante japonesa também teve bons índices de consumo nas configurações XS, XSL, Cross e Platinum. Abastecidos com etanol fizeram 8,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada; e com gasolina, a média foi de 12,2 km/l e 13,8 km/l respectivamente.

PEUGEOT 208 1.2

carros econômicos peugeot 208

O Peugeot 208 1.2 possui consumo médio de combustível que o coloca no mesmo patamar de veículos híbridos vendidos no Brasil. O modelo registrou consumo médio de 15,1 km/l na cidade 16,9 km/l na estrada, com gasolina; e 10,9 km/l e 11,7 km/l, com etanol.

E os 11 carros beberrões

Longe da economia, existem os carros que consomem muito combustível, carinhosamente chamados de beberrões. Entre eles, há modelos de baixíssimo rendimento que rodam menos de 4,5 km/l com gasolina! Veja quais são eles:

LAMBORGHINI AVENTADOR

carros economicos so que nao lamborghini authentique

O Lamborghini Aventador é o sonho de consumo de muitos motoristas, mas que cabe no bolso de poucos, pois, além do alto preço, ele é considerado o carro mais beberrão do Brasil. O esportivo italiano com motor V12 consome de gasolina 4,1 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada.

BRAVO

carros economicos so que nao fiat bravo

Chegando no mercado brasileiro em breve, o novo modelo Bravo da Fiat é um dos automóveis da marca com pior desempenho. Na versão com câmbio manual, seu consumo com etanol é de 6,4 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada; e com gasolina, 8,9 km/l e 10,9 km/l respectivamente.

RANGE ROVER SPORT

carros economicos so que nao range rover sport

O Sport possui motor V8 e é um dos utilitários esportivos com o pior consumo de combustível. Rodando apenas com gasolina, o modelo faz 4,9 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada.

MITSUBISHI PAJERO FULL 5 PORTAS

carros economicos so que nao mitsubishi pajero ful 5 portas

O Pajero Full é a versão mais completa do SUV da Mitsubishi, de motor V6. Entre os mais beberrões, a SUV só pode ser abastecida com gasolina, consumindo 5,3 km/l na cidade e 6,7 km/l na estrada.

MASERATI GRAN TURISMO/CABRIO

carros economicos so que nao maserati grandturismo

Os modelos GranTurismo e GranCabrio da marca italiana são equipados com motor V8 a gasolina. Seu desempenho também é ruim, com média de 5,2 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada.

MASERATI QUATTROPORTE

carros economicos so que nao misarati quattroporte

O sedã de luxo da Maserati com motor V8 é também um dos veículos que está entre os que mais consomem gasolina. O sedã registrou consumo médio de 5 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada.

ROLLS-ROYCE GHOST

carros economicos so que nao rolls-royce ghost

O luxuoso Rolls-Royce também está na lista dos menos eficientes. Com motor V12 a gasolina, o luxuoso modelo consome 4,9 km/l na cidade e 7km/l na estrada.

FERRARI CALIFÓRNIA

carros economicos so que nao ferrari california

Outro modelo de marca italiana que também figura entre os mais beberrões, e que também tem alto custo. O conversível que possui motor V8 a gasolina tem gasto médio de 5,3 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada.

FERRARI F12BERLINETTA

carros economicos so que nao ferrari f12 berlinetta

A F12berlinetta é o modelo mais caro da Ferrari no Brasil e também o que tem o pior desempenho da marca italiana. Seu consumo é de 4,7 km/l na cidade e 6,5 km/l na estrada.

BENTLEY CONTINENTAL V8

carros economicos so que nao bentley continental

Assim como o concorrente Rolls-Royce, o Bentley Continental também figura entre os mais beberrões. Todas as versões equipadas com motor V8 a gasolina tiveram o mesmo consumo de 4,5 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada.

BENTLEY CONTINENTAL W12

carros economicos so que nao bentley continental w12

O Bentley Continental W12 possui desempenho um pouco melhor que o Continental V8. Seu motor, também a gasolina, roda 4,5 km/l na cidade e 6,7 km/l na estrada.

 

Não importa se você escolherá os carros econômicos ou os beberrões, qualquer veículo deve estar seguro o tempo todo! Para isso, conte com o seguro auto e fique tranquilo em qualquer lugar. Seja bem mais precavido, seja Bem Mais Seguro.