Os dois carros pequenos que são gigantes na corrida pelo favoritismo dos brasileiros

Dois carros pequenos estão na disputa pela preferência dos motoristas brasileiros: o UP!, da Volkswagen, e o Mobi, lançamento da Fiat.  Os rivais têm muitas semelhanças, inclusive nos preços, acimas dos R$ 30 mil, mas as diferenças entre eles são os fatores que realmente importam na hora de decidir qual será o novo subcompacto para a compra, principalmente se essa for a primeira vez.

O Up!, lançado em 2014, retorna às concessionárias em sua versão 2017 com incríveis nove possibilidades de escolha. O Take Up! é considerado o modelo de entrada, com duas ou quatro portas; já o Move Up! vem com um computador de bordo; o High Up!, ainda mais caprichado de série; Cross Up! é a versão aventureira; Back, Red e White Up! com traseira em cores exclusivas e o poderoso Speed Up! de motor TSI. Com todos os motores econômicos 1.0, a versão TSI dá a sensação de estar dirigindo um veículo 1.6, com seus três cilindros turbo.

carros pequenos up 2016

Up! TSI

Já o Mobi, que acabou de chegar, também tem o motor 1.0 em todas as suas seis versões. O Mobi Easy é a versão de entrada, com retrovisores de comando interno e banco traseiro bipartido, enquanto que o Mobi Way On é o mais sofisticado, com visual aventureiro e rodas de liga leve, além de acessórios como sistema de som, comandos no volante e recurso Fiat Live On. Com uma pegada jovem e descolada, o veículo é considerado inovador, pois está atraindo muitos jovens para conhecer sua tecnologia.

mobi way on carros pequenos

Mobi Way On

O que esses carros pequenos têm de diferente

A diferença entre os dois automóveis começa desde antes da chegada às lojas: quando ainda estavam sendo anunciados para o público, o Up! pecou por ser conservador demais e acabou não expondo o veículo para apresentar seus pontos fortes, como motor, espaço e economia. Já seu concorrente acabou se dando melhor: com um hit de sucesso chiclete, foi capaz de mostrar a tecnologia do veículo e fixar o nome na cabeça dos possíveis clientes. Ponto para a Fiat!

propaganda carros pequenos fiat mobi

Propaganda “O novo jeito de se mover pela cidade” do Mobi.

A dupla anda bem, mas num comparativo entre duas versões similares e nem tão básicas assim, a direção elétrica leve e direta aliado ao câmbio manual de cinco marchas tornam o veículo da Volks mais agradável de dirigir do que o da Fiat. O Mobi cumpre o esperado e seu motor tem mais dificuldade com as ladeiras e com alta velocidade, e vai precisar de um pouco de compreensão do motorista, por isso, veteranos do volante podem se frustrar com o desempenho nessas situações.

cambio carros pequenos vw up

Câmbio do UP!

No quesito espaço interno, é preciso lembrar que os veículos ainda são subcompactos e, por isso, não são tão amplos quanto outras categorias maiores. No entanto, o Up! vence mais uma vez, pois, além de ser 6 centímetros maior que seu concorrente, com 3,62 metros, o entre-eixos também é maior, o que permitiu mais espaço no bagageiro e também para os ocupantes do banco de trás. O Mobi, por sua vez, tenta superar a falta de capacidade para as bagagens com um banco bipartido, que elimina uma vaga de passageiro que viaja atrás.

espaço interno de carros pequenos up

Espaço interno do UP!

O acabamento do Mobi é muito parecido com seu irmão, o Uno, de onde foi inspirado. Com painéis de plástico texturizado e bancos com tecidos coloridos, ele fica atrás do Up!, que  é muito mais versátil em suas divisões e com materiais de melhor qualidade. Entretanto, a falta de capricho do Mobi não compromete suas funções, refletindo apenas em sua aura charmosa.

acabamento dos carros pequenos fiat mobi

Acabamento do Fiat Mobi, que fica atrás do UP!

Com freios ABS e airbags duplos de série, o carro da Volkswagen é o que possui melhor freio: a 80 quilômetros por hora, o Mobi precisa de mais de 26 metros para parar, enquanto que o Up! é capaz de parar completamente em pouco mais de 25 metros. A diferença é pouca, mas pode ser um fator decisivo na hora de colocar o freio em prática extrema, como em uma emergência. O Up!, ainda, foi o primeiro compacto brasileiro a conquistar a nota máxima nos testes de impacto da Latin NCAP, enquanto que a participação do Mobi nos testes ainda é esperada, com resultado semelhante ao seu irmão mais velho, o Uno, bem inferior ao Up!.

airbags de carros pequenos vw up

Airbags do Fiat Mobi.

Comprar ou não comprar?

Conhecendo as características de cada automóvel com este comparativo, é possível tirar uma conclusão a respeito da compra. No entanto, quem ainda está na dúvida sobre qual é o preferido precisa levar em consideração o que está procurando.

A economia e o design moderno são dois itens presentes em ambos os modelos. O motor possibilita o baixo consumo de combustível, enquanto que o layout do tipo caixinha os torna até um pouco parecidos, embora o Mobi tenha o sofisticado acabamento em vidro na traseira nas versões mais desenvolvidas, um recurso que estava presente no Up! estrangeiro, mas que acabou faltando na versão brasileira, deixando-o um pouco menos elegante.

carros pequenos fiat mobi vw up

Se a ideia é optar por um carro com recursos de ponta e ainda economizar na hora de fazer o seguro auto para um veículo que é uma novidade no mercado, o Mobi é a escolha certa. Agora, se eficiência vai deixar o motorista satisfeito, a melhor aposta é no Up!, que, embora não tenha a mesma divulgação massiva do rival, faz um ótimo trabalho.