Os carros SUV se tornaram queridinhos principalmente entre os jovens e foram os mais vendidos em 2015 na indústria automobilística

Conforto, espaço e versatilidade. São esses os benefícios que fizeram os carros SUV (do inglês Sport Utility Vehicle), ou veículos utilitários esportivos, caírem no gosto dos brasileiros, e principalmente dos mais jovens! O sucesso tem uma longa trajetória, e, durante todo o percurso, a segurança sempre pegou uma carona.

Os SUV tiveram inspiração nos veículos militares fabricados para a Segunda Guerra Mundial, como os famosos modelos da marca Jeep. Os utilitários também eram conhecidos por sua força e foram usados na construção civil, para puxar árvores e transportar cargas pesadas.

Jeep da Segunda Guerra Mundial usado como inspiração para criação dos modelos SUV

Jeep da Segunda Guerra Mundial

Os carros SUV podem ser facilmente confundidos com os crossovers e até mesmo os motoristas podem ter dificuldades na hora de diferenciá-los. Os crossovers são SUV mais compactados e semelhantes aos automóveis comuns, porém um pouco maiores. Geralmente essa variação conta com uma terceira fileira de assentos, para abrigar as famílias numerosas.

Desvantagem dos SUV

Esse tipo de veículo utilitário também foi queridinho dos norte-americanos entre 1990 e 2000, mas eles eram famosos por “beberem” muita gasolina e, graças à alta dos preços do combustível, acabaram perdendo a popularidade no país.

Com a mudança no perfil dos consumidores, as fabricantes dos modelos mais recentes de carros SUV desenvolveram mecanismos para a redução do consumo da gasolina. Além disso, características que os tornam elegantes para andar no asfalto foram combinadas com um design mais inovador, para que a popularidade dos carros, e consequentemente as vendas, novamente aumentassem.

Lançamento SUV no Brasil

O primeiro carro SUV lançado no Brasil foi a Ford Rural Willys, em 1956. O veículo tinha tração 4×4 e potência de 90 cavalos, ideal para o utilitário, mas avançada para os padrões convencionais da época. Entre os anos 2000 e 2010, a venda dos veículos utilitários aumentou 16 vezes por aqui, enquanto que o mercado de automóvel enfrentava crescimento de apenas 2,2 vezes. No início dos anos 2000, a categoria dos SUV representava cerca de 1% das vendas no mercado automobilístico, sendo que atualmente já chega a 10%, a mais vendida no país.

Carros SUV Ford Rural Willys

Ford Rural Willys

De olho no crescimento, as montadoras mais famosas do país continuam a apostar nos carros SUV como sucesso de público e de vendas. Dentre elas estão a Renault, com o Renault Duster; a Hyundai, com a Tucson; General Motors, com o TrailBlazer; e a Ford com o EcoSport.

Características que tornaram os SUV tão queridinhos

Os SUV entram na lista dos favoritos dos brasileiros, pois contam com recursos muito úteis para o motorista, o que acaba compensando o preço um pouco mais elevado em comparação aos veículos convencionais.

Quando se trata de espaço interno, nos carros SUV ele é bem maior do que o espaço que têm os automóveis compactos, além do porta-malas ser bem maior, com capacidade de guardar equipamentos da família toda. O tamanho ajuda também na hora de acomodar diferentes tipos físicos de pessoas, já que os mais altos não precisam sofrer com joelhos apertados e cabeças batendo no teto.

Características internas do SUV Fiat Freemont

Interno do carro SUV Freemont, da Fiat

Para o motorista, a posição ao dirigir é outro fator fundamental quando está à procura do utilitário. A maioria dos SUV possui uma posição elevada de direção, o que leva o condutor a ter uma sensação de vista panorâmica. Aliada com o grande espaço interno, o motorista se sente confortável ao olhar para todos os pontos do veículo.

Já o design inovador, típico desses automóveis, é uma característica mais subjetiva, e cada comprador acaba tendo o seu perfil favorito, sejam linhas mais arredondadas ou uma versão mais clássica, que lembra o precursor Jipe.

Um ponto de atenção, no entanto, é que, por serem maiores do que os carros compactos, os SUV podem passar a impressão de que são capazes de circular por qualquer terreno. Alguns modelos podem, sim, contar com especificações para solos difíceis de passar, mas a maioria deles é desenvolvida especialmente para o asfalto, já que a prática de aventuras é restrita a uma parcela pequena dos proprietários.

carros suv peugeot 2008

SUV Peugeot 2008

Necessidade de contratar um seguro auto para SUV

Os custos dos carros SUV variam, mas um utilitário nunca usado não sai por menos de R$ 50.000, além das revisões que devem ser feitas periodicamente. O valor é considerado alto demais para não contar com uma proteção extra além da sorte: o seguro auto.

Se no Brasil o índice de roubos não para de crescer, com uma ação criminosa a cada três minutos, sendo metade delas em São Paulo, e com o modelo Ford Ecosport liderando na categoria, proteger o veículo é tarefa essencial do proprietário. Para isso, o motorista da vez deve seguir as dicas básicas de segurança, como evitar estacionar o carro em locais escuros, circular com os vidros fechados em pontos considerados perigosos e prestar atenção no entorno.

Como não são somente esses os riscos que um veículo SUV corre, pois eles também estão sujeitos a falhas elétricas, problemas mecânicos, furos nos pneus e, em casos mais graves, acidentes de trânsito, o motorista que possui um seguro auto poderá guiar protegido e tranquilo, pois conta com benefícios para qualquer imprevisto.

carro suv grand vitara

Suzuki Grand Vitara

Na hora de escolher o seguro, o proprietário deve verificar as condições de aplicação do seguro, pois nem todos contam com as mesmas facilidades. Além disso, a análise de perfil pode encarecer e até mesmo inviabilizar a contratação do serviço, embora deixar o carro desprotegido não seja uma opção. Nessa hora, é melhor aliar a economia com a qualidade, com a Bem Mais Seguro, pois adquirir um seguro auto não deve ser deixado de lado durante a compra de um veículo que cabe tudo e todos.