Renovar a carteira de motorista é indispensável para evitar problemas.

Dirigir com habilitação vencida há mais de 30 dias é infração gravíssima. Veja como renovar carteira de motorista e andar de acordo com a lei.

Depois que você tira a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ela precisa ser renovada a cada 5 anos para quem tem até 60 anos, e a cada 3 anos após 65 anos. Você só estará habilitado a dirigir se a CNH for renovada, e ser pego dirigindo com a carteira vencida há mais de 30 dias é considerada infração gravíssima, gerando 7 pontos na carteira e multa de R$ 191,54, de acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por isso, é essencial renovar carteira de motorista.

O motorista infrator também está sujeito a sanções administrativas, como apreensão do veículo até a apresentação de motorista habilitado com a carteira em dia e recolhimento da CNH. Melhor do que passar por isso, é ficar de olho na data de vencimento e providenciar logo para renovar carteira de motorista, garantindo seu direito e ir e vir no seu automóvel.

Renovação pode ser presencial ou automática

A renovação é uma garantia de que o motorista está habilitado técnica e mentalmente para dirigir o veículo, uma forma de assegurar algum grau de segurança a ele mesmo e aos demais. O processo de renovação é relativamente simples, e o ideal é que seja iniciado tão logo ou antes mesmo de o condutor receber a carta do Detran enviada entre 30 e 10 dias antes do vencimento da CNH.

A correspondência, no entanto, só chega para quem tem seus dados devidamente cadastrados e atualizados no órgão, por isso mantenha seus dados sempre em dia fazendo a atualização pelo site do Detran do seu estado e ficar atento ao prazo de vencimento da carteira. Após o vencimento, o motorista tem ainda 30 dias para regularizar a sua situação.

Renovar carteira de motorista – Taxa já inclui exame médico

Será preciso pagar uma taxa de renovação da carteira R$ 119,79, que inclui a emissão do documento e o exame médico. Este deve ser agendado no próprio site do Detran, no Detran Fácil ou no autoatendimento. Todo o processo não leva mais do que 5 minutos. Se os dados não estiverem atualizados, no entanto, a renovação deverá ser presencial, ou seja, o motorista deve ir a uma das unidades do Detran e fazer a atualização do endereço, da foto e/ou da biometria.

Seja da forma automática ou presencial, a nova carteira será enviada para a residência do motorista em um prazo médio de 10 dias após finalizado o processo de renovação.

A renovação presencial é obrigatória, no entanto, para os motoristas profissionais, aqueles em cuja carteira há a observação “Exerce Atividade Remunerada – EAR”. Neste caso o motorista terá ainda que fazer um exame psicológico, agendado no mesmo dia do atendimento.

Exceções

  • Em todos os casos, os prazos de validade da CNH podem sofrer variação em decorrência dos resultados dos exames médicos, independente da idade do motorista.
  • Para quem tirou a carteira antes de 1999 e nunca fez qualquer renovação até setembro de 2005, é necessário ainda fazer uma prova sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros. A partir de 1999, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) padronizaram seus cursos já com estes dois itens. Quem tiver que fazer a prova pode optar por faze-la diretamente no Detran, fazer um curso à distância e então fazer a prova, ou fazer um curso presencial de 15 horas/aula e ser dispensado da prova. Pode ser ainda que o Detran peça alguma determinação específica em casos especiais.

 

Quem leu como renovar carteira de motorista também leu:

Como tirar a carteira de motorista

Peças usadas para carros, será que você economiza mesmo?

Aproveite que já sabe tudo sobre renovação de carteira de motorista e faça um seguro auto para garantir sua maior segurança e comodidade.