Logo Guia Auto BemMaisSeguro - Tudo sobre Carros
Ligue e contrate o seu seguro:
Capital e Regiões Metropolitanas
#GuiaAutoBemMaisSeguro

Manutenção

Faça você mesmo: Higienização de ar condicionado automotivo

O Guia Auto traz dicas de como realizar a sua higienização de ar condicionado automotivo em casa.

Com temperaturas que chegam a mais de 30 graus no verão, o ar condicionado é um dos itens favoritos e essenciais para quem está comprando um carro. O conforto proporcionado vai além da refrigeração: como o vidro deve ficar fechado para o efeito ser potencializado, as pessoas se sentem mais seguras dentro do veículo, principalmente quando precisam passar por locais considerados perigosos, e também não precisam ficar inalando fumaça de caminhões e a poluição da cidade, que pode causar danos respiratórios. Além disso, o sistema ajuda a manter os vidros desembaçados nos dias muito frios ou na chuva.

Com a capacidade de controlar a temperatura, a ventilação, a umidade e a qualidade do ar dentro do seu carro, o ar condicionado funciona de uma forma bastante complexa, e envolve a pressurização de um fluido (o R134-a), uma troca térmica no condensador, um filtro que segura as impurezas e absorve a umidade do ar e uma válvula que diminui a pressão e aumenta a temperatura, tudo isso antes de chegar ao evaporador, onde entra nos dutos de ventilação, até chegar refrescante para aliviar o motorista.  Quer dizer… se tudo estiver em perfeito estado de funcionamento!

Se o sistema não for bem cuidado, ele pode causar uma série de prejuízos para o veículo, para o seu bolso e, inclusive, para você motorista que adora um arzinho enquanto dirige. A boa notícia (e a mais barata) é que você mesmo pode realizar sua higienização de ar condicionado automotivo, ao invés de desembolsar cerca de R$ 100 para fazer a limpeza periódica do sistema.

ar condicionado automotivo sujo

Saiba como limpar

Ao contrário de diversos filtros existentes no veículo, o filtro da cabine, também conhecido como filtro de ar condicionado (que é diferente do filtro de ar que vai junto ao motor), não tem um período determinado para a troca de acordo com a quilometragem percorrida. A troca depende da forma como você utiliza o seu carro.

Se o carro circular sempre em vias urbanas, cheias de tráfego, com muitos caminhões e consequentemente com muita poluição, ou então em estradas de terra empoeiradas, o filtro do ar condicionado pode ficar saturado, ou seja, cheio de sujeira, em poucos meses. Por isso, é recomendável checar de vez em quando o estado em que ele está.

Se você está acostumado a usar o ar condicionado no 1 e de repente, para sentir o mesmo frescor, você precisa colocá-lo no 2 ou 3, pode ser um sinal. Fique com o nariz atento para perceber também cheiros, pois alguns odores que você acha que são do estofado ou do carpete podem ser indicativos de que o seu filtro já está cheio de impurezas, fungos e bactérias. Nessas horas, muita gente acha que é necessário fazer a recarga do gás, que custa R$ 120 e deve ser realizada por um especialista, mas na verdade, é só substituir o filtro.

ar condicionado automotivo funcionando

Passo 1

Consulte o manual do fabricante do seu automóvel para descobrir onde fica localizado o filtro do ar condicionado. Geralmente, é necessário retirar parte do painel, pois ele fica dentro da cabine. Na hora de desmontar as peças, tome cuidado para não danificá-las, pois pode prejudicar a montagem ou a aparência do seu carro.

Em modelos de carros antigos, anteriores ao ano de 1987, provavelmente você não encontrará este componente. Isso porque o filtro do ar condicionado foi inventado nesse ano, com o objetivo de proteger os motoristas alérgicos ao pólen. Se você quiser incluir o filtro no seu veículo anterior a este ano, a instalação pode ser adaptada em serviços profissionais.

Passo 2

O filtro, quando está intacto, tem a cor branca. Se você notar que o filtro de ar que retirou está muito acinzentado e coberto de pó, quer dizer que a troca deve mesmo ser realizada. Se ele apresentar pequenas manchas, mesmo com a maior parte limpa, isso pode indicar a presença de bactérias. É muito fácil encaixar o novo filtro, mas, mais uma vez, verifique as especificações do fabricante para não causar danos.

Passo 3

Usar o aspirador de pó no interior do veículo é fundamental para reforçar a limpeza. É a garantia também de que seu nariz vai estar respirando um ar bem mais limpo enquanto estiver dirigindo.

Passo 4

Por último, faça a ozonização do seu veículo. O nome do procedimento é difícil, mas o produto é facilmente encontrado em hipermercados e em lojas de acessórios automotivos. Os higienizadores de ar condicionado têm vários odores e vários preços disponíveis e se parecem com uma “bomba”. São altamente inflamáveis, por isso vêm com um prolongador, que deve ser colocado bem no fundo dos difusores de ar. Se o produto vazar, ele pode manchar o painel ou o sistema multimídia. Confira as instruções de uso e não esqueça de agitar a embalagem antes de utilizar.

ozonização do ar condicionado automotivo

Geralmente, é necessário ligar o carro, ativar o ar condicionado e liberar o conteúdo da embalagem. Saia do carro, encoste a porta do carro (para que ela não trave e a chave fique presa do lado de dentro) e deixe o produto agir até acabar, o que dura mais ou menos 30 minutos. Você verá uma “fumaça” tomando conta do seu veículo, mas não se preocupe, pois ela será dissipada no final do processo. Quando acabar, abra a porta por alguns minutos, retire e descarte a lata.

Com apenas um pouco de tempo, cuidado e paciência, você pode ter um carro cheiroso e seguro, sem gastar muito dinheiro. Agora, se você tiver dificuldade em realizar estas tarefas ou se perceber situações fora do esperado, não hesite em se dirigir a um local especializado.

Baixar Ebook Guia Auto

1 Comentário

  1. Rinaldi

    Era o que precisava saber.

Deixe uma resposta

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.