Entre as pick-ups, carros robustos e potentes, chamar a atenção é muito fácil! Se sonha ou vai comprar uma, descubra qual é a melhor pick-up para você!

As pick-ups possuem a parte superior traseira aberta, quase sempre separada da cabine e que permite a flexão do chassi ao transportar ou puxar cargas pesadas, embora esse uso quase não seja feito nas cidades. O veículo chegou por aqui em 1950, com importações feitas pelas fabricantes Ford, Chevrolet, Willys e Dodge. Da década de 50 para cá aconteceram muitas mudanças no mercado desses carros robustos, descubra como está o mercado atualmente e escolha a melhor pick-up!

melhor pick-up da ford 1950

O projeto de cada pick-up varia significativamente e cada empresa de nacionalidades distintas passou a se especializar em diferentes estilo e tamanhos de veículos. Um exemplo são as pick-ups norte-americanas, que têm o tamanho original, são veículos grandes e pesados, com motor V8 ou de seis cilindros; e também as de tamanho médio ou compacto, que são como caminhões equipados com motores de 4 cilindros em linha.

Atualmente, elas estão diminuindo de tamanho para poderem rodar melhor nos centros urbanos, chamando a atenção de muitos jovens que querem um carro estiloso, mas, ao mesmo tempo, potente e com espaço na caçamba para carregar todo o tipo de bagagem. Veículos como a Fiat Strada, Toro e Volkswagen Saveiro hoje duelam no mercado das pick-ups brasileiras e muitos motoristas ficam indecisos na hora de escolher qual é a melhor.

melhor pick-up strada saveiro toro

 

Por isso, descubra um pouco sobre cada uma e escolha a melhor pick-up para você:

FIAT STRADA

A Fiat Strada é a versão pick-up do Palio. É produzida desde 1998 e conta com três tipos de cabines, simples, estendida e dupla, atualmente nas versões Working, Trekking e Adventure, todas com motorização flex 1.4, 1.6 e 1.8 respectivamente. Em outubro de 2013, a Strada adotou a terceira porta em suas versões de cabine dupla, um recurso muito copiado pelas outras montadoras. O sucesso foi tão grande que o veículo se tornou líder no mercado das pick-ups pequenas, com números que a colocam na disputa pelas primeiras colocações no ranking geral de vendas.

Neste ano de 2016, a Fiat lançou a nova linha da Strada que não chega com mudanças no visual ou na gama de motores, mas apresenta novos itens na lista de série nas versões mais completas. Agora a Adventure 1.8 Flex nas variações Cabine Estendida e Cabine Dupla ganham como itens de série retrovisores externos elétricos, sensor de estacionamento, volante em couro com comando de áudio, rádio Connect com entrada USB e capota marítima. De acordo com a Fiat, a adesão desses itens opcionais na linha de série representa uma economia de 40% para o cliente.

Outra novidade é a de que todas as versões da pick-up possuem quase 65 acessórios Mopar, oferecendo opções de personalização como extensor de caçamba, central multimídia, rádio Easy4U e alarme integrado. Com esses novos conteúdos de série, a Fiat espera manter o sucesso da Strada frente a outras pick-ups pequenas do mercado automobilístico.

melhor pick-up fiat strada 2016

FIAT TORO

A novíssima Fiat Toro foi lançada em 2016, desenvolvida, desenhada e produzida no Brasil, sendo considerada pelos executivos da empresa como um dos projetos mais importantes e transformadores da fabricante italiana. O modelo foi inspirado no sucesso de vendas das SUVs, com clara referência no Jeep Renegade. A Toro foi desenvolvida a partir da estrutura deste veículo, que foi retrabalhada para dar vida à nova pick-up. Por isto, o motorista que dirige o veículo pode ter a sensação de não estar dirigindo uma pick-up, mesmo com a caçamba vazia por conta de sua estrutura monobloco. Além disso, a Toro traz conforto em qualquer terreno e melhor dirigibilidade.

O modelo possui duas opções de acabamento (Freedom e Volcano) e quatro diferentes conjuntos de mecânicos (incluindo dois motores, três câmbios e duas opções de tração). O que mais chama a atenção no novo lançamento da Fiat é o seu porte, que é uma alternativa para quem quer dirigir uma pick-up nas cidades sem ter que optar por um carro com mais de 5 metros de comprimento. Além disso, o espaço também é um diferencial da Toro, pois é suficiente para quatro pessoas com conforto de um SUV.

A série Freedom possui direção e trio elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, ar-condicionado, revestimento de tecido, lanterna traseira de neblina, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. As principais diferenças da versão topo de linha Volcano são central multimídia com tela sensível ao toque, que é pequena para o padrão, câmera de ré, faróis de neblina, retrovisores com repetidores de seta e rodas de liga-leve.

melhor pick-up fiat toro 2016

VOLKSWAGEN SAVEIRO

A pick-up Saveiro, assim como a Fiat Strada, foi inspirada em um dos veículos de maior número de vendas da Volkswagen: o famoso Gol. É bem mais antiga que a rival, lançada em 1982 e com nome inspirado em uma embarcação nordestina que transportava passageiros e carga. Ao longo de seus 24 anos de história, a pick-up vem ganhando novas versões e atualmente já está na linha 2017, com os modelos Robust, Trendline, Highline, Cross, com opção de cabine simples, estendida e dupla, de câmbio manual 5 marchas.

Vice-líder no mercado das compactas no Brasil, a Saveiro ganhou novo visual pouco tempo depois que o Gol foi reestilizado, embora a marca afirme que a pick-up possui identidade própria. Um olhar menos atento pode não perceber as mudanças que diferencia a Saveiro do Gol, no entanto o capô está um pouco mais alto e os faróis possuem formato diferente.

Nos itens de série a versão Robust peca por não trazer rádio, vidros ou travas elétricas. No entanto, a Saveiro é a única pick-up compacta a contar com controle de estabilidade, apesar do item só estar disponível na opção topo de linha Cross.

melhor pick-up saveiro 2016

 

E aí, qual é a melhor pick-up? Saveiro, Toro ou Strada? Independente de qual seja a resposta, vale lembrar que, apesar de imponentes, as pick-ups também estão sujeitas a imprevistos. Por isso, é muito importante ter um seguro auto para elas! Seja tranquilo, seja Bem Mais Seguro!