Logo Guia Auto BemMaisSeguro - Tudo sobre Carros
Ligue e contrate o seu seguro:
Capital e Regiões Metropolitanas
#GuiaAutoBemMaisSeguro

Manutenção

5 Passos para Cuidar da Pintura de Carros

Guia prático para deixar sua pintura de carros como se fosse nova

A emoção de comprar um carro, seja novo ou usado, é proporcional ao brilho que o automóvel reflete nos primeiros dias. Com o passar do tempo e devido à uma série de fatores, o carro vai perdendo esse brilho inicial, mas você motorista não precisa ficar menos empolgado com o aspecto dele, pois é possível deixá-lo cintilante outra vez.

Para tratar com cuidado o seu veículo e evitar a cor opaca e as manchas, não vale acreditar em tudo que é falado, nem apostar em todas as receitas caseiras, muito menos gastar muito dinheiro. Descubra a seguir no que acreditar e no que fugir na hora de conservar a pintura do seu carro:

Carro Branco com Pintura Impecável

1. Lavagem à Sombra

Para manter seu carro limpo e manter a pintura brilhando, é necessário fazer a lavagem à sombra e com o automóvel frio. A frequência varia de uma vez por semana a uma vez por mês, dependendo dos locais por onde você passa e do estado em que ele fica no período. Entretanto, em tempos de períodos secos, que tendem a faltar água, economize! Você pode usar a água da máquina de lavar roupas ou armazenar água da chuva de forma adequada para este serviço.

A água utilizada, de preferência, deve estar sob pressão moderada, o que pode ser feito com máquinas ou esguichos específicos. Use sabão neutro ou sabão próprio para carros, mas verifique se eles não vêm com metacil, um detergente cor de rosa que facilita a lavagem, mas é extremamente abrasivo para a lataria. Sabão em pó também é agressivo e pode causar danos, por isso, não use.

Você pode usar luvas de algodão prensado para a lavagem, pois elas evitam que riscos sejam feitos, mesmo sem querer. A esponja deve ser macia, fazendo movimentos de cima para baixo do carro. Dessa forma, a poeira acumulada na base não vai causar arranhões no topo do automóvel.

Se não puder realizar este processo em casa, leve o carro até um lava-rápido. Prefira aqueles que utilizam produtos ambientalmente corretos, com pessoal qualificado e desconfie de preços muito abaixo da média.

Homem realizando a Lavagem de Carro para manter a pintura

2. Cera

A cera deve ser aplicada quando o carro estiver completamente limpo, sem gravetos, poeira ou pequenos insetos. Por isso, é recomendável passar a cera logo após a lavagem, a cada dois ou três meses. Ela vai proteger o carro da exposição solar, que acabam queimando a pintura do veículo e afetando a cera que vem de fábrica.

A aplicação também deve ser realizada à sombra e com o carro frio. Se a tarefa for realizada em casa, vá aplicando pequenas quantidades de cera com o auxílio de flanelas macias. Tome muito cuidado para não deixar manchas, que podem se tornar permanentes.

Veículos que passam a maior parte do tempo em cidades litorâneas devem ser encerados com mais frequência, pois a maresia agride bastante o carro.

Homem encerando o carro

3. Polimento

Quando o brilho recuperado pela cera não estiver de acordo com o que você esperava, é possível realizar um polimento, conhecido também como revitalização, cristalização ou espelhamento. O procedimento é abrasivo e só deve ser feito por profissionais especializados em funilaria e pintura. Ele também remove manchas e riscos leves.

Neste procedimento, uma fina camada de tinta do automóvel é retirada, e por este motivo, também só deve ser feito se a situação estiver realmente feia. Aposte nos profissionais, pois, se for feita de forma incorreta, será preciso fazer uma nova pintura para reparar e o serviço, que poderia custar R$ 350 vai acabar saindo muito mais caro. Vale lembrar que, se a repintura for malfeita, o valor de venda do veículo deprecia muito.

Homem fazendo o Polimento do Carro Vermelho

4. Danos

Riscos e amassados na lataria dos veículos devem ser consertados o mais rápido possível. Isso porque eles podem facilitar a oxidação da lataria, o que deixará a aparência do veículo “enferrujada”.

Se os danos forem leves, estes reparos podem ser feitos com o martelinho de ouro, pintura ou polimento. Casos graves precisam ir para funilarias, mas tome cuidado ao escolher a oficina.

Carro Laranja Riscado

5. Conservação do Carro

Deixar o carro na garagem coberta enquanto não estiver usando é sempre a melhor alternativa. Para evitar amassados e riscos, verifique a existência de pilares de sustentação e se a garagem é espaçosa o suficiente para abrir as portas com segurança.

Entretanto, se você precisar deixar o carro em local descoberto, tente deixá-lo à sombra, pois os raios ultravioletas do sol são capazes de penetrar no microporos da pintura do veículo, prejudicando a cor. Mesmo na sombra, evite estacionar embaixo de árvores, pois é comum encontrar dejetos de passarinhos ao retornar. Caso isso aconteça, remova-os imediatamente.

Uma capa protetora também pode ser usada para manter a pintura do carro, desde que tenha boa qualidade (a de polietileno especial texturizado com forração total é a mais indicada) e seja colocada e retirada com muito cuidado. Também é recomendável que ela venha com cadeado, para evitar furtos e garantir que ela não vai se soltar quando houver vento forte, e nunca seja colocada quando estiver molhada nem quando o carro estiver quente.

Carros no Estacionamento com Sombra

Se você tiver adesivos grudados na lataria, muito populares nos carros, e quiser removê-los, é necessário usar um soprador térmico, como um secador de cabelos, para aquecer o adesivo e, em seguida, utilizar uma espátula plástica para efetuar a retirada sem causar estragos à pintura. Depois, você pode fazer o polimento para que a marca desapareça completamente.

A maioria das recomendações pode ser feita facilmente em casa, com um pouco de cuidado. A pintura do seu veículo vai ficar brilhante, como se fosse nova!

Lembre-se também que além dos cuidados externos, você deve se preocupar com a segurança do seu veículo, por isso, mantenha em dia seu seguro de carro e fique mais tranquilo para utilizá-lo no dia a dia.

Baixar Ebook Guia Auto

4 Comentários

  1. martelinho

    esse martelinho de ouro é uma excelente ferramenta.. obriagdo pela dica

  2. Tulio

    Compartilhado. Obrigado.

  3. Romario

    Me foi útil. Valeu.

  4. Enrico

    Valeu parceiro.

Deixe uma resposta

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.