Faça você mesmo a troca de óleo, um dos procedimentos mais importantes para a vida útil do motor do seu carro

A troca do filtro e do óleo do carro é um procedimento importante para o funcionamento ideal do veículo. Os motoristas precisam ficar atentos para saber qual é a melhor hora para efetuar a troca. Caso contrário, o filtro pode ficar saturado e, consequentemente, resíduos poderão ser retidos, comprometendo, assim, o motor do carro.

Por isso a importância de sempre acompanhar a quilometragem do automóvel. Cada modelo tem um tempo exato para o procedimento. Para esclarecer eventuais dúvidas, tenha sempre em mãos o manual do veículo.

Troca de óleo sendo realizado pelo mecânico

Existem várias formas de trocar o óleo. Na maioria dos postos de gasolina e oficinas mecânicas, um profissional é encarregado pela troca. Contudo, para quem quiser economizar dinheiro, a solução é fazer por si só.

Parece um bicho de sete cabeças, mas com as ferramentas e o cuidado necessário, a troca pode ser feita tranquilamente por qualquer pessoa. Confira o passo a passo e troque você mesmo o óleo e o filtro do automóvel.

troca de óleo sendo feita

Passo 1 – Ponto Morto

Estacione o veículo em um lugar plano e coloque-o em ponto morto. Localize os pontos de elevação. Com a ajuda de cavaletes e alavancas, levante-o. Certifique-se de que o carro esteja firme. Em seguida, deixe a bandeja de recuperação de óleo sob o motor.

Troca de óleo com o câmbio em ponto morto

Passo 2 – Resfriamento do Carro

Aguarde 10 minutos até o próximo procedimento. O motor do carro precisa estar frio para que a troca do filtro e óleo seja efetuada corretamente. Em seguida, remova a tampa do lubrificante e localize sua bandeja embaixo do veículo. É lá que está o plugue de drenagem do motor, que será retirado para que o óleo escorra corretamente.

troca de óleo com o veículo em ponto morto e com o motor frio

Passo 3 – Trocando os filtros de óleo

Após a retirada total do fluído, procure pelo conjunto do filtro que será trocado. Retire o antigo e prepare o filtro novo. Para facilitar futuras trocas, é aconselhável passar um pouco de óleo no anel de vedação. Após essa etapa, encaixe com cuidado o novo filtro, redobrando a atenção quanto aos encaixes.

troca de óleo com o fluído saindo

Passo 4 – Adicionando o novo óleo

Com o novo filtro instalado, o próximo passo é adicionar o óleo novo no orifício de enchimento, no capô do carro. Na maioria dos carros, principalmente os mais populares, o lubrificante recomendado é o 10W-30. Após despejar o óleo corretamente, tampe o compartimento do lubrificante e feche o capô. Procure por algum sinal de vazamento. Se não encontrar ótimo, o procedimento foi realizado com sucesso.

Colocando o óleo novo no carro

Ligue o carro e certifique-se de que a luz de pressão do óleo, localizada no painel do carro, se desliga sozinha. E, por fim, puxe a vareta de óleo no capô do carro, para verificação do nível de lubrificante.

troca de óleo finalizando e a luz de pressão do carro

Depois do processo, descarte o óleo velho em coletores designados somente para isso. Existem boas opções em cada região. Procure a mais próxima de você.

troca de oleo finalizada e olho retirado descartado corretamente

 

Quer saber mais sobre a troca de óleo? Confira as 5 coisas que você não pode deixar de saber para realizá-la!